Desafios nas Limpezas de Empresas e Escritórios

A limpeza de uma empresa e o seu escritório pode parecer uma tarefa simples, mas não é. É preciso conhecer técnicas especiais visando ganhos de produtividade e qualidade nos processos.
Por isso, recomenda-se contratar uma empresa especializada nessas atividades, cujos profissionais estejam habilitados para tal.

Para ajudá-lo nesse processo, descrevemos 10 desafios da limpeza de escritório e algumas dicas para superá-los!

1 – Manutenção do ambiente limpo e livre de papéis e sujidades em geral

Deixar papéis no chão, sobre os móveis ou deixá-los guardados dentro de gavetas é um hábito muito comum em escritórios. Isso cria um ambiente sujo e desagradável de se trabalhar. O mesmo acontece com os resíduos dos bicos de lápis e de borrachas. Embora atualmente quase tudo seja automatizado, é comum o uso paralelo de recursos tradicionais.

Os lixos orgânicos, por sua vez, não devem ser misturados com papéis e materiais do tipo: restos de comida, por exemplo, não devem ser jogados em lixos comuns devido aos maus odores e à sua natureza particular.

 

2 – Cuidados com tapetes, carpetes e cortinas

Tapetes, carpetes e cortinas são comuns nos escritórios de empresas. Um dos grandes problemas que eles apresentam é o acumulado acentuado de poeira ao longo do tempo, o que implica cuidados especiais com sua higienização. Quanto maior o pó, maiores os riscos com alergias e problemas respiratórios.

É hábito bater nos tapetes, cortinas e carpetes para retirar a poeira, mas muitas vezes esses procedimentos não são bem realizados ou são insuficientes. Recomenda-se utilizar um aspirador de pó para auxiliar nesse serviço, com aspiração a cada dois dias. Além disso, caso necessário e dependendo do tipo de material, mande para lavandarias especializadas que possam higienizar melhor os produtos. Nas cortinas, tipo persianas, a utilização de pano úmido nos dois lados é importante. Existem equipamentos especializados para tal.

3 – Uso correto da água

Usar água na limpeza requer certos cuidados para evitar acidentes graves, como ao lavar o piso e as escadas, principalmente se forem cobertos por material escorregadio. Se o seu escritório é frequentado ou ocupado por pessoas idosas, os cuidados ao lavar pisos devem ser redobrados. Ao lavar os pisos não deixe de utilizar a placa de sinalização de piso escorregadio.

É preciso atenção também com fios, tomadas e eletrodomésticos, já que o contato da água com a eletricidade pode provocar choques. E saiba racionalizar o uso da água, pois se trata de um recurso esgotável. Faça uso consciente!

4 – Computadores e equipamentos eletrónicos

Uma das rotinas mais críticas é a limpeza de computadores e outros equipamentos eletrónicos como impressoras, televisores e telefones. Diariamente, uma grande quantidade de pó é depositada nesses equipamentos. Pequenas frestas e orifícios possibilitam a entrada de sujeira no interior da máquina. Além disso, teclado, rato, monitor e outros componentes ficam imundos com facilidade.

Desta forma, é importante saber executar essa limpeza com o objetivo de não danificar esses equipamentos. É sempre indicado que o usuário consulte as recomendações do fabricante do aparelho. Caso o equipamento tenha um produto de limpeza específico, constará no manual ou, ainda, pode ter informações mais detalhadas, como periodicidade da limpeza e outras instruções. Antes de começar, certifique-se os equipamentos estão devidamente desligados. É importante alinhar todas essas questões com a área de TI do escritório.

 

5 – Área externa

Limpezas na área externa devem ser realizadas por profissionais capacitados. A empresa especializada possui o material e os produtos adequados a essa finalidade, considerando, por exemplo, a limpeza dos vidros externos do prédio.

Dependendo da extensão da área externa existente, a utilização de máquinas adequadas pode racionalizar e gerar ganhos significativos de produtividade. Existem máquinas varredoras, por exemplo, e outros equipamentos profissionais que podem executar os serviços de forma muito mais rápida e com mais qualidade.

Contratando a empresa certa, ela poderá auxiliar-lhe melhor na escolha do maquinaria mais adequada às suas necessidades e até mesmo fornecer os mesmos para usos esporádicos.

6 – Segurança do Trabalho

Apesar dos serviços de limpeza em um escritório serem relativamente simples, é preciso especial atenção com algumas situações que possam colocar em risco a saúde ou integridade física dos profissionais. Por exemplo, são necessários cuidados especiais ao limpar áreas mais altas, como janelas ou paredes, sendo indispensável o uso de uma escada apropriada ou de uma plataforma elevatória.

Não permita o improviso com bancos, caixotes, cadeiras ou mesas ― muitos acidentes acontecem devido ao uso de materiais inadequados para suportar o peso de uma pessoa.

 

7 – Produtos de Limpeza utilizados

A seleção dos produtos adequados para limpeza de escritórios é um desafio importante. A escolha errada dos mesmos pode danificar pisos, móveis, equipamentos e carpetes gerando prejuízos significativos. Além disso, pode significar gastos desnecessários pela utilização de produtos caseiros inadequados. Contando com uma linha profissional adequada de produtos e fazendo a diluição correta dos mesmos é possível gerar economias consideráveis no custo mensal, além de melhorar a qualidade da limpeza.

Outro ponto importante se refere ao odor dos produtos. Procure sempre trabalhar produtos com odor mais neutro, mas que passem uma sensação de limpeza ao ambiente.

Contratando uma empresa especializada em limpeza, você poderá receber o auxílio adequado sobre quais os melhores produtos a serem utilizados e as melhores práticas para operar e armazenar os mesmos.

8 – Profissionais especializados

Neste ponto, voltamos a falar sobre uma recomendação importante: a contratação de profissionais aptos para a execução dos serviços de limpeza. Às vezes, com a falsa ilusão de economizar no curto prazo, as pessoas podem optar por fazer, elas mesmas, essas atividades ou contratar empresas que cobram preços mais baixos, mas não oferecem um serviço eficiente e seguro. E o que isso pode trazer como consequência? Resultados insatisfatórios, custos maiores no longo prazo e até mesmo a ocorrência de acidentes.

Entre em contacto connosco para saber mais sobre os nossos serviços de limpeza.